sábado, 23 de julho de 2011

Do Jardim a Cruz - Parte 2

…Ao Templo

Os anos continuaram a passar. Quando o povo de Deus conquistou a terra e o Senhor concedeu-lhes um tempo de paz, Salomão construiu um templo ao Senhor. O tabernáculo era para andarilhos, mas o templo era para as pessoas que agora estavam instaladas na terra da promessa, para as pessoas que tinham vindo para casa. Como no tabernáculo, o templo tinha um pátio exterior para todos, o Santo Lugar para os sacerdotes e o Santíssimo Lugar, o Santo dos Santos.
Dentro do Santo dos Santos, o lugar onde somente o sumo sacerdote poderia ir, e poderia ir apenas uma vez a cada ano, havia dois querubins enormes, cobertos de ouro, cada um com aproximadamente 5 metros de altura e 5 metros de envergadura. Esses querubins estavam lado a lado, asa a asa, com a Arca da Aliança entre eles, debaixo de suas asas. E mais uma vez uma cortina dividia o Santo Lugar do Santíssimo Lugar. Dividia Deus do homem. E sobre essa cortina eram bordadas os mesmos querubins, aqueles mesmos guerreiros ferozes. Em um véu cor de sangue, uma cortina de linho grosso, estavam os guardiões de Deus. E, novamente, eles declaravam a todos, a todo o povo de Deus, que o caminho estava barrado. Você não pode se aproximar de Deus. Você não pode estar em sua presença. Você é povo profano e os querubins vão acabar com você se você se atrever a se aproximar deste Deus santo.
A mensagem era clara. Os querubins eram uma imagem, uma lição. Deus é santo. Você não é. O caminho está fechado!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Do jardim a Cruz - Parte 1

…Ao Tabernáculo

O próximo lugar onde encontramos os querubins está no deserto. Quando os israelitas deixaram o Egito e vagaram pelo deserto durante 40 anos, Deus disse-lhes para construir um tabernáculo, um lugar de adoração.
Esse tabernáculo tinha um pátio onde todo o povo de Deus poderia ir para fazer seus sacrifícios, para ser justificado diante de Deus. Havia um local interno fechado, o Santo Lugar, onde apenas os sacerdotes podiam ir. E havia o Santíssimo Lugar, o Santo dos Santos, onde apenas um homem poderia ir, e ele ia apenas uma vez por ano. Este era o centro do tabernáculo, o auge. Este é o lugar onde a Arca da Aliança repousava, a arca em que Deus habitava entre os querubins. Deus havia habitado no Jardim do Éden; agora Deus habitava no tabernáculo, na arca, entre os querubins.
Entre o Santo Lugar e o Santíssimo Lugar havia uma cortina, uma espessa cortina de fios azul, púrpura e escarlate e linho fino torcido. Esta cortina era para manter todos longe – mantê-los longe de Deus. E trabalhados dentro cortina pelos melhores artistas, estavam as imagens dos querubins. Entre Deus e o povo, entre o povo de Deus e a presença de Deus no Santo dos Santos estavam os querubins. Lá, nas cortinas, eles declararam que ainda eram os guardiões, que tinham que manter os seres profanos fora da presença de Deus, que o caminho ainda estava impedido. Os israelitas fizeram seus sacrifícios, realizaram o que Deus lhes disse para fazer, mas sempre souberam que Deus estava escondido atrás da cortina, atrás dos querubins, longe dos pecadores.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Do Jardim à Cruz - Introdução

Tim Challies

Sei que não é muito bom transformar um sermão em post, mas vou fazer assim mesmo (ei, é o meu blog!). Ontem, preguei sobre Gênesis 3 e tive grande alegria em ir do Jardim até a Cruz. Podemos fazer isso de muitas maneiras, mas escolhi fazê-lo através dos querubins. Posso te pedir para continuar lendo? Acredito que você achará isto um grande incentivo.
No final do capítulo 3 de Gênesis, o Senhor sentenciou a serpente, a mulher e Adão, e os baniu do Jardim do Edén – banindo-os de Sua presença e do lugar onde eles poderiam ter acesso à árvore da vida, de onde poderiam comer e viver para sempre como seres pecadores imortais. Antes da entrada, para garantir que eles jamais pudessem voltar para o Jardim, Ele colocou uma espada flamejante e os querubins.
O que é um querubim? Querubins não são vistos da maneira correta, acho. Quando pensamos em querubins, temos a tendência de imaginar anjinhos gorduchos que ajudam as crianças a dormir. De acordo com a Bíblia, porém, os querubins são terríveis guerreiros, guardiões das coisas de Deus. Eles são descritos com uma aparência humana no geral, mas também com o rosto de um leão ou de uma águia – criaturas ferozes, predadores. Eles têm asas – às vezes dois pares e às vezes apenas um. Estas são criaturas criadas especificamente para proteger, lutar e destruir. Você não gostaria de se encontrar com um querubim e nem de que seus filhos pensassem neles quando estão tentando dormir!
Eram querubins que estavam no topo da Arca da Aliança; suas asas estavam esticadas sobre o propiciatório. Foi dali, do propiciatório, sob as asas dos querubins, que o Senhor falou a Moisés, por isso lemos no Antigo Testamento que Deus é o Deus entronizado entre os querubins. Estas são criaturas sagradas, criaturas que estão perto da presença de Deus. Eles não são fofinhos, não são imaginários. Eles são poderosos, são fortes, são santos, eles vão destruir completamente qualquer coisa profana que se aproxime da presença de Deus. Eles são os guardiões derradeiros. Este é o trabalho deles e eles fazem isso com perfeição!
Você vê o quão profanos Adão e Eva tornaram-se? O quão profanos nós nos tornamos? Entre nós e Deus agora temos esse tipo de criatura para nos manter longe Dele, para guardar a Sua presença da nossa poluição, do nosso pecado.
Então, havia o Jardim e árvore da vida – a árvore que Adão e Eva e todos os seus filhos poderiam dela comer e viver. E agora entre eles estava o querubim com a espada flamejante. O caminho estava barrado. Nenhum homem agora poderia se aproximar de Deus. Nenhum homem poderia se aproximar de Deus, nem comer e viver para sempre. O homem deve morrer. Ele deve morrer e voltar ao pó de onde foi tirado. Nenhum homem poderia enfrentar os querubins e viver. É aí que termina Gênesis 3. Mas, felizmente, a Bíblia continua. E como ela continua, nós encontramos novamente os querubins. Então, só rapidamente, vamos seguir os querubins. Vamos seguí-los…

Nova Dimensão - Viverei Viverás

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Não Importa a Árvore, Eu te vejo







domingo, 17 de julho de 2011

Celebração pelo Aniversário de 100 anos das AD no Brasil


"Alegrei-me quando me disseram:
Vamos a Casa do Senhor - Salmos 122.1"

No dia 19 de Junho de 2011, realizou-se no templo da Assembléia de Deus de Gaurama um culto em Ação de Graças pelos 100 anos de Assembleia de Deus no Brasil.

O Senhor Jesus se fez presente nesta celebração desde o inicio do culto até o final do mesmo, Jesus alegrou-se mais ainda ao ver que muitas autoridades aceitaram seu convite e estiveram presentes nesta festa, aproximadamente 100 pessoas estiveram neste culto louvando e agradecendo a Deus por esta data tão importante para o povo de Deus.

E sempre é bom louvar a Deus com o Hino 144 da Harpa Cristã:

Vem á Assembleia de Deus
                                                    
"À Assembléia de Deus, vem comigo,
Ouvir a Palavra de Deus;
E terás a certeza, contigo,
Que Jesus é o caminho dos céus.
Coro
Ó vem, vem, vem, vem!
Vem à Assembléia e louvemos
Ao nosso bom Deus Redentor
,Pois maior alegria não temos,
Que fruir Seu imenso amor. (...)"

Confira as fotos:Culto Centenário