sexta-feira, 29 de março de 2013

Páscoa: mais do que chocolate!

Gostaria de compartilhar um texto que escrevi em 2008, mas, atualizado. E que Deus os abençoe através dele!

Nossa palavra portuguesa “páscoa” é derivada da palavra hebraica “pasach”, que significa “saltar por cima” ou “passar por sobre”.
A páscoa foi instituída quando o anjo da morte passou sobre as casas marcadas com o sangue do cordeiro pascal e matou os primogênitos dos lares que não estavam marcados com esse sangue. (Confira Êx 12:21 e ss). 
Foi a última praga divina lançada sobre o Egito. Logo após, o povo de Israel foi liberto da escravidão e iniciou seu êxodo para Canaã.
Jesus Cristo também comemorou a páscoa, mas em sua última ceia conferiu um novo significado a ela.

A morte e a ressurreição de Cristo, ocorridas exatamente no período da páscoa, são eventos primordiais para os cristãos.
Jesus é o nosso “Cordeiro pascal”, pois nos concede expiação dos pecados e livramento dos inimigos de nossa alma:
Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado – 1 Co 5:7b.
Em Cristo, também fazemos um êxodo, uma jornada que nos liberta da velha vida e da escravidão do pecado. Por isto, em Cristo, todos os homens podem se tornar filhos de Deus: 
Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei, a fim de redimir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos a adoção de filhos – Gl 4:4,5.
Sim, pelo fato de Cristo ter morrido por nós e ressuscitado, quando cremos Nele, somos transformados segundo Sua imagem: 
Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes a imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos – Rm 8:29.
E passamos a ser participantes da natureza divina:
Dessa maneira, ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça – 2 Pe 1:4.
É por tudo isso que nós, cristãos, sabemos que não pertencemos mais a este mundo. Assim, aguardamos o dia em que chegaremos à Cidade Celeste, à nossa pátria prometida:
Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido – Ap 21:2.
 
Feliz Páscoa!
 
Em Cristo,
 
Pr. Nill.