segunda-feira, 11 de junho de 2012

HUMILDADE E MANSIDÃO


Em nosso cotidiano, a maioria de nós vivencia uma dura realidade: ter de lidar com estresse, discussões, decadências em diversas áreas da vida, fracassos e desapegos. São raros os que saem ilesos e inertes aos efeitos resultantes desses aborrecimentos que acabaram por tornarem-se diários na vida de qualquer ser vivente. Acomodamo-nos a uma vida cercada de dúvidas e tensões tendo como consequência um caos que enfim é refletido na vida de quem o vivencia. O normal nos dias de hoje é ser anormal nos quesitos que referem-se à saúde. Diria até mesmo que construímos nossas próprias covas por conta de tanta insanidade.
‘Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graça. ’’ (Filipenses 4:6)
Como cristãos, obtemos um convite. Ou melhor, obtemos um convite e mais uma prova do infinito amor de Jesus pela humanidade. Somos convidados a rebelarmo-nos positivamente contra esse costume que se tornou tristemente popular, e que encarcera milhares de pessoas numa corrente doentia e problemática. Talvez essa tenha sido uma das razões pelas quais Jesus, nosso Mestre, foi duramente criticado e julgado por pessoas participantes de um sistema que, naquela época, já escravizava indivíduos.
Jesus oferecia uma paz que parecia extremamente estranha aos critérios dos que O julgavam. E, como pessoas desequilibradas e acostumadas a reagir intempestivamente aos acontecimentos que lhes eram estranhos, essas pessoas aterrorizavam-se com o fato de poder existir alguém que caminhava livremente pelo solo da tranquilidade. Definitivamente, Jesus Cristo incomodava. Sua luz, brilhante demais, naturalmente esclarece os lugares mais obscuros da alma. Alguns cedem e tornam-se conscientes, a partir do poder do Espírito Santo, do poder proveniente do Senhor. Outros relutam em manterem-se cegos.
Geralmente pessoas infelizes tendem a projetar a sua infelicidade no conceito que formam de outras pessoas (caráter, índole, etc.), Como resultado de sua amargura, a compreensão que poderiam ter de vida torna-se limitadamente terrível, e sua espessura mental eclode a ponto de intranquilizar-se por míseros acontecimentos. Essa é a nossa natureza. Enxergando-nos a partir desse aspecto chegamos a conclusão de que realmente é necessário haver uma mudança. Porém a mudança fundamental já ocorreu: Deus tornou-se homem também para mostrar- nos como devemos portar-nos como seres humanos e honrar o privilégio de podermos tomar as decisões certas, inclusive a de ser calmo e humilde. Somos seres racionais treinados a sermos irracionais porque isso favorece este Mundo.
Favoreçamos então ao Mestre, aprendamos com Ele, que nos dá exímias lições de como obter uma estrutura espiritual brilhante como a dEle. Rebelemo-nos positivamente contra este cárcere, louvando ao Senhor Jesus e deixando que a Sua luz transpareça em meio as adversidades que a vida nos atribui. Olhemos para Ele, pois nEle e somente nEle podemos ter descanso verdadeiro. Que possamos ser mansos, humildes e sábios porque Ele quer que os sejamos. A decisão de seguir a Cristo acarreta sérias decisões inclusive a de aceitar ser julgado por este tenebroso mundo, porém cientes de que a vitória está nEle, e que fazemos parte de Seu corpo. Ah, e acredite, Ele sabe o que é melhor para nós.
(MT 11:29) -  “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.”
Que a graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, através da qual escrevo a vocês, esteja conosco eternamente. A Paz do Senhor.
Esther Moore