Histórico

Breve Histórico da Igreja Evangélica Assembleia de Deus

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil tem, em suas raízes, marcas espirituais do chamado movimento Pentecostal que se originou a partir do dia de Pentecostes,cinquenta dias após a ressurreição de Cristo, Jerusalém, o  qual foi o prelúdio, e o início de outros Pentecostes que a história registra.

Essa é a história da Assembleia de Deus no Brasil.
O primeiro registro de batismo no Espírito Santo do século XX é o da evangelista Agnes Ozman, em 1º de Janeiro de 190, Kansas, EUA.E assim avançou por todos os EUA um avivamento espiritual, o qual tomou grandes proporções na Rua Azusa 312, em Los Angeles, Califórnia, com o pastor Willian Joseph Seymour.

Esse avivamento acontecia em outras partes do mundo, tais como: Suécia, Noruega, Finlândia, Índia, Coreia do Sul, Pais de Gales, Inglaterra,Suíça, Canadá, China, Egito, Chile, México,Congo, Argentina, Peru, Bulgária, Guatemala,Porto Rico, Rússia e Ucrânia.

Daniel Berg e Gunnar Vingren foram as pessoas que deram início a essa grande obra de Deus no Brasil. Após terem passado pela experiência pentecostal, o batismo com o espírito Santo, encontraram-se numa conferência em Chicago, EUA.A partir dai tornaram-se amigos e partilharam entre si a convicção de uma chamada missionária.

Gunnar Vingren, juntamente com vários irmãos, passaram a se reunir para momentos de  oração onde, numa dessas reuniões, foi revelado a um dos irmãos presentes que Gunnar Vingren serviria ao Senhor no Pará, que mais tarde ele descobriu que era um estado no norte do Brasil. Em uma outra reunião,seu futuro companheiro,Daniel Berg, foi chamado para acompanhá-lo a este desconhecido País. Depois disto, não demorou muito para que a ida ao campo se tornasse uma realidade.

Seus últimos dias na América do Norte foram de provas, atestando que Deus é quem os chamava para a obra.Finalmente no dia 5 de novembro de 1910 partiram do porto de Nova Iorque a bordo do navio Clement, com destino a Belém do Pará, desembarcando em terras brasileiras após catorze dias navegando, ou seja em 19 de novembro do mesmo ano.

As dificuldades eram grandes, pois não falavam a língua nativa. Ficaram por dois dias num hotel, onde através de  um jornal descobriram como chegar a casa de um pastor da Igreja Batista, que lhes ofereceu hospedagem em um porão escuro sem janelas de sua casa.

Para aprenderem o português, Daniel trabalhava durante o dia em uma fundição, enquanto Gunnar estudava, e à noite, ele compartilhava o que tinha aprendido.Apesar da pobreza, da simplicidade da alimentação, doenças, calor e mosquitos, a chama do evangelho os enchia cada vez mais de gozo, atenuando assim o sofrimento.

Eles permaneciam cultuando a Deus  juntamente com os irmãos da Igreja Batista, pois era essa igreja que frequentavam nos EUA.

Somente após seis meses, Gunnar Vingren recebeu a oportunidade de dirigir um culto de oração.Aproveitou, então para ensinar acerca da operações do Espírito Santo e da Cura Divina. Durante aquela semana, nas reuniões de oração nos lares, o Senhor curou a senhora Celina Albuquerque e dias depois a batizou com o Espírito Santo. Na semana seguinte o pastor da igreja entrou de surpresa num daqueles cultos. Depois de declarar varias acusações, insinuando que eles ensinavam falsas doutrinas, provocou uma divisão na igreja que findou na exclusão dos missionários e mais dezessete membros que os apoiaram testificando a verdade.
Então, em 18 de Junho de 1911, estes formaram a primeira Assembleia de Deus, que nas décadas seguintes, causaria admiração e espanto ao mundo inteiro, pela pujança de seu crescimento.

No Rio Grande do Sul, a Igreja Assembleia de Deus chegou em 1924, quando o missionário Gustavo Nordlund e família, depois de 8 meses em Bele´m do Pará, desembarcaram em Porto Alegre. No primeiro culto, o único assistente era um ancião de 70 anos de idade, João Correia da Rosa, que aceitou a Cristo naquela noite.

Em Gaurama, o evangelho começou a ser pregado pelo Evangelista Bardolino Siqueira, sob a supervisão do Pastor Valério de Lourenço Martins. O irmão Bardolino trabalhou até  o ano de 1976, quando, devido às grandes dificuldades, o trabalho de evangelismo teve que ser encerrado.Mas Deus despertou no coração de alguns irmãos o desejo de evangelizar.Algum tempo depois, os cultos passaram a ser realizados na residência da irmã Gasparina Freitas, situada hoje, na rua Mieceslau Rajewski. Com o tempo a casa se tornou pequena para abrigar todas as pessoas. A alternativa foi realizar os cultos em baixo de árvores.

Mesmo sem o mínimo de recursos o povo continuou servindo a Deus. Em 1981, foi construída uma capela de madeira, situada na Rua Nilo Peçanha ,215, atual  Rua Olívio Saccomori. Ali fixou residência o saudoso Evangelista Alcebíades Costa Leite, Sendo substituído em 1983 pelo presbítero Geraldo Rakoski.Nesse tempo , foram nomeados os primeiros porteiros da Igreja, o irmão  Alfredo Felipe e o irmão Osvaldino Paz, que hoje descansam no Senhor.

Em 13 de Janeiro de 1987, foi enviado para Gaurama o diácono, hoje Pastor Élio Carlos Zaions. Os cultos continuaram sendo realizados na mesma capela, e os frutos do trabalho da evangelização de seus antecessores tornaram-se cada vez mais visíveis. Surgiu, então, a necessidade de ampliar a Igreja Assembleia de Deus, o que com certeza, fazia parte do grande plano de Salvação de almas desta cidade. Com a ajuda da Igreja Sede de Erechim, e também do trabalho voluntário de muitos irmãos, bem como seus dízimos, ofertas votos humildes e nobres, em 2005, o templo foi concluído. Toda a estrutura da Igreja Evangélica  Assembleia de Deus de Gaurama e do Brasil todo existente hoje, criada pela vontade de Deus através de muito jejum, oração e lágrimas, existe para a honra e glória do Senhor,e, com toda certeza em Cristo, revela a vitória do povo de Deus em nome de Jesus!Amém!