domingo, 18 de dezembro de 2011

Pregação Gênesis Cap. 6 verso 1 a 6 10/12/2011



“E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Então, disse o Senhor: Não contenderá o meu espírito para sempre com o homem, porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos. Havia, naqueles dias, gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos, estes eram os valentes que existiram na antiguidade, os varões de fama. E viu o Senhor que a iniquidade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então, arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração. E disse o Senhor: Destruirei de sobre a face da terra, o homem, o homem que criei, desde o homem até ao animal, até ao réptil e até à ave dos céus, porque me arrependo de os haver feito. Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.”

            Adão e Eva tiveram, inicialmente, dois filhos: Caim e Abel. Conta a Bíblia que Abel era temente a Deus, e que o seu comportamento agradava o seu Criador, situação que perturbava o coração de Caim o enchendo de ciúmes e ira, o que o levou a matar Abel. Nessas frases temos a descrição da origem dos filhos de Deus e dos filhos dos homens. Desde a criação do homem, este vem cometendo seus pecados, desde a desobediência de Eva até os dias de hoje, e Deus, em sua longanimidade, nos perdoando.
            Na época em que Noé viveu na terra, o pecado estava se agravando, circunstância que irou o coração de Deus, o levando a destruir a humanidade, sem, contudo negar ao povo a chance do arrependimento, porque quem entrou na arca se salvou do grande dilúvio. Infelizmente a não ser a família de Noé, mais ninguém aceitou entrar na Arca, e todos se perderam.
            Vemos pelas estatísticas que a nossa população vem crescendo muito nos últimos tempos, e esse povo que vem surgindo, podemos perceber que são pessoas negligentes na fé, irreverentes e pecadoras. Assusta-nos assistir na TV ou ver com nossos próprios olhos o comportamento da humanidade que se entregou ao pecado, sem discriminação de classe social ou faixa etária.
            As pessoas estão escolhendo a porta larga, e, assim, podem carregar consigo toda a bagagem de transgressão que desagrada o Pai Celestial, trazem vícios, rancor, ciúmes, mágoa, traição, prostituição, corrupção. Enfim, nos tempos em que vivemos, as atitudes reprováveis dos pais trazem desgraça aos próprios filhos que, em idade jovem, já estão envolvidos em álcool, persuadidos ao pecado e à destruição em acidentes de trânsitos, brigas e assassinatos.
            A Bíblia sugere como porta da salvação a porta estreita, e, preste atenção: a Bíblia apenas sugere; a opção da escolha é individual. Na porta estreita, não podemos carregar nada de bagagem, temos que deixar para traz o ódio, o vício, o amor aos bens materiais, temos que abandonar qualquer tipo de pecado. Se durante o caminho ajuntarmos qualquer coisa que nos seja ruim, somos obrigados a imediatamente abandonar para conseguirmos chegar ao nosso destino.
            É visível o entendimento de que trafegar por um caminho largo é momentaneamente mais confortável, sendo o caminho estreito um espaço de renúncias. Por isso, diz a Bíblia que são poucas as pessoas que escolhem esse caminho, que é descrito como estreito e adequado à salvação das almas. A minoria de um todo sempre é vítima de comentários desagradáveis e até repudiada por seu comportamento de andar de Bíblia, cantar louvores a Deus, vestir roupa discreta e assim por diante. Esse comportamento dos crentes, não é repudiado por de fato estar errado, apenas não agrada a maioria. Ou o querido leitor considera correto andar embriagado, destruir o fígado, os rins, o pulmão o próprio cérebro, por conta disso perder o emprego, desorganizar a estrutura familiar, criar confusão na sociedade, morrer e pior, perder a salvação?
            Em nossa vida não temos sorte ou azar, o que temos são consequências de nossas atitudes ou de nossas escolhas. Se você escolher a porta estreita você vai ter a salvação, caso você escolha a porta larga lhe resta a condenação. E, preste atenção, estamos nos referindo à ETERNIDADE.
            Ao presenciar o atual cenário, criado pelo próprio ser humano, nos causa escândalo a falta de temor, de fé, de reverência que acabam por dar lugar ao sexo livre, as drogas, aos conflitos familiares e sociais, enfim, à miséria espiritual de nossa sociedade. O que nos leva a concluir, em concordância com a Bíblia, que os nosso tempo sobre a terra está no fim, o grande dia do Arrebatamento da Igreja está próximo, e o coração de Deus, ao olhar para o pecado de nossa cidade e do mundo deve pensar: “me arrependo de os haver feito”. O que o nosso leitor conclui ao olhar o comportamento das pessoas que lhe causam repúdio?
Que Deus tenha misericórdia de nós!!!
Ana Paula Demarco Resende Zaions

Nenhum comentário:

Postar um comentário