quinta-feira, 28 de junho de 2012

Fobias Religiosas... por André Queiróz


Falsos cristos não são difíceis de serem identificados. Difícil é pensar e abandonar a fobia religiosa. Pensar cansa e o medo paralisa a mente. Uma pessoa preguiçosa e temerosa nada pode fazer por sí mesma e muito menos pelos outros. Da mesma forma que é muito fácil controlar uma pessoa apontando uma pistola para a sua cabeça, é fácil controlar os outros ameaçando com diabos e infernos.

Sim, existem muitas fobias religiosas. Ungidofobia (Também conhecida como Apóstolofobia) – Medo de questionar estes malucos arrogantes auto-entitulados, pois afinal de contas eles são perfeitos e nunca erram. Eles tem o direito de enriquecer com ofertas, inventar novas experiências místicas ridículas e são os guardiões de todas as bençãos de Deus, os novos sumo-sacerdotes da religiosidade. São mais escutados e adorados do que o próprio Senhor Jesus.

Tudo o que eles fazem é perfeito e quem discorda é do diabo. Ciênciofobia – É o medo de analisar as evidências e teorias científicas de fatos que não presenciamos e não fazem parte do nosso universo de sentido. Se sentem afrontados com qualquer opinião contrária a certeza universal que seu líder ensina, como se alguém fosse senhor da verdade absoluta. Triste saber que poucos estudam e que o conhecimento é visto como “desnecessário.” Quando tudo é unção, muitos deixam de ser.

 E, finalmente... Demôniofobia – O medo de quase tudo, especialmente se acreditarmos que o mal é onipresente, onisciente e onipotente. Se Lúcifer queria ser tratado como um deus, os religiosos estão concedendo a sua vontade visto que, através do medo, dão a ele cada vez mais espaço em suas mentes e corações. Existem várias outras fobias que atacam nossa saúde espiritual... Mas a pergunta para pensarmos hoje é: Será que somos verdadeiramente livres em Cristo Jesus? P.S. Uma curiosidade. Existe uma fobia com o número 666, o nome dela em inglês é Hexakosioihexekontahexaphobia. Pesquise na internet se quiser saber mais a respeito.