Palavra do Pastor

Pregação 23/10/2011

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”. Isaías 55.6

            Através desta Palavra podemos refletir em um acontecimento Bíblico na no Livro de I Samuel capítulo 28. Lá conta a história de um erro cometido por Saul, após a morte de Samuel. Quando ele decide consultar os adivinhos e encantadores, configurando uma grande profanação. Simultaneamente a esta fraqueza de Saul, o exército filisteu intenta atacar a nação de Israel, e ao visualizar o tamanho do exército, Saul estremece. Diante desta grande dificuldade ele tenta buscar a Deus, que não lhe responde, então, novamente peca, aos consultar espíritos adivinhos, e assim é destituído seu trono e declarada a sua derrota. Sempre que nos afastamos de Deus, através de nossas decisões e atitudes erradas a presença dEle se retira de nós, foi assim com Saul.
            No Livro de Provérbios capítulo 1 e versículo 24 o próprio Deus diz:
Porque estendi a minha mão e não houve quem desse atenção”, e ainda no versículo 28 declara a consequência “Então, a mim clamarão, mas Eu não responderei; de madrugada me buscarão, mas não me acharão”.
            No Velho Testamento, no Livro de Números Capítulo16 podemos ver a história de três homens que se rebelaram contra Deus, ao se oporem aos escolhidos do Senhor, Moisés e Arão. O inusitado nesta história é que esses três rebeldes eram pessoas que faziam parte da congregação de Israel, no entanto eles aborreceram Deus, ao alimentar contendas e divisões, duvidando da providência Divina. A resposta de Deus aos opositores, bem como as pessoas que os apoiavam esta descrita no versículo 26, que diz: “ Desviai-vos peço-vos, das tendas desses ímpios homens e não toqueis nada do que é seu, para que, porventura, não pereçais em todos os seus pecados.” Como acontece nos dias de hoje, a orientação foi oferecida, mas nem todos dão ouvidos, foi o que aconteceu naquele tempo. Algumas pessoas continuavam contaminadas com o espírito soberbo e obstinado. Então, diz o versículo 46: “Grande indignação saiu de diante do Senhor”. E uma praga vitimou 14.700 pessoas, que derramaram sangue por se afastarem do Senhor através da rebelião de Corá.
            Diante do exposto acima, a nossa orientação aos leitores é o exercício do capítulo 5 e versículo 6 do Livro de I Pedro, “ Humilha-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte.” Uma pessoa piedosa, temente a Deus, humilde aos pés do Senhor, NUNCA fracassa, porque Deus tem compromisso com os que confiam no seu Poder. O pecador até pode, momentaneamente, demonstrar sucesso, paz e realização, mas se não estiver nos pés de Jesus, a um simples ataque do inimigo a sua casa será derrotada. Atentemos para o versículo 8, do capítulo citado: “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”.
            Como o Senhor Deus ordenou ao seu povo no livro de Números, desviemo-nos da tenda dos ímpios.  Quem frequenta bailes, festas profanas, quem consulta espíritos adivinhos, quem pratica qualquer obra ilícita ou adora outra deus, esta entregando a si e a sua família de bandeja para o inimigo de nossas almas.
            “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”. Que Deus, jamais se afaste de nós, através de atitudes erradas e pecaminosas, que nossas vidas estejam nas mãos do Senhor e que nossas almas permaneçam aos pés de Jesus.
Amém!

Adaptado por Ana Paula Demarco Resende Esmelindro Zaions.


Pregação do dia 16/10/2011


Texto base: 2 Reis 5 - 1-14


E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.
E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.
E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.
Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.
Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas.
E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra.
E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim.
Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.
Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.
Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.
Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, por-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.
Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.
Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.
Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado. 



Diante desta palavra entendemos que não importa o quanto somos respeitados, o quanto somos influentes ou corajosos aonde vivemos.Todos nós somos dependentes da misericórdia de Deus, Naamã era um varão valoroso, como a Palavra descreve, no entanto era leproso.Na Bíblia Sagrada lepra é um símbolo do pecado.Quantas pessoas nos dias de hoje aparentemente gozam de uma confortável vida,  representando uma situação satisfatória de existência, no entanto carregam dentro de si as raízes do pecado, que lhes atormenta constantemente.


Nem Naamã, tampouco a sua família enxergaram a possibilidade de uma solução para a lepra.Curiosamente, uma simples menina, que havia sido levada presa de Israel para a Síria e que trabalhava para a esposa de Naamã, sugere a sua senhora que busque um profeta na casa de Israel, o qual de acordo com a sua fé, poderia restaurar a sua saúde.Mesmo em condição serviçal, a menina ousa, a prestar esta orientação aos seus senhores.


As vezes buscamos a solução para os nossos anseios e dificuldades em todos os lugares altivos, destacados e aparentemente resolutivos e desta forma descartamos o caminho singelo, simples e verdadeiro. Com isso afirma-se, que por vezes, os pecadores perdem a benção de Deus, só por que ela não está no embrulho que eles imaginam que deveria estar.


De Naamã também foi requerida uma atitude de fé.Depois de ouvir o conselho da menina da casa de Israel, Naamã esteve em contato com o profeta por ela indicado, o qual solicitou que ele mergulha-se sete vezes no rio Jordão para ser limpo da lepra.Este pedido pertubou o coração dele, manifestando a expressão de três problemas que configuram a lepra na alma, que são: o orgulho, a dúvida e a vergonha.


Naamã, questionou a ordem, dizendo que em sua terra da Síria, haviam rios melhores do que o Jordão e que se o profeta pudesse realmente curá-lo, bastava o tocar, sendo desnecessário lavar-se no Jordão.Indignado, pensou em voltar para casa, sem executar a ordem do profeta, porém seus servos insistiram para ele cumprir a orientação.E, ele se convenceu e concordou em mergulhar  no Jordão sete vezes.


A nossa atitude de fé, tem que ser maior que a Dúvida, maior que o Orgulho e muito maior que a Vergonha.Algumas pessoas perdem o privilégio de herdar as bençãos de Deus por sentirem vergonha de andar com a Bíblia, de frequentar cultos e medo de frustar o seu orgulho com dos comentários dos amigos, da sociedade e da família e isso  por duvidarem do poder de Deus sobre nós, pobres pecadores mortais.As pessoas deveriam sentir vergonha de andarem na promiscuidade, na embriaguez, destruindo as suas vidas, privando a família de sua convivência, tendo comportamento egoísta, agressivo e pecador.


Todos nós temos que nos submeter a Deus.E foi exatamente o que Naamã fez, após a cura de sua lepra, ele se comprometeu em adorar somente ao Deus de Israel e jamais a servir a outro deus.O nosso Deus tem o controle de tudo, é com Ele que todo o ser humano vai se encontrar um dia para ser julgado. Deus pode limpar o teu coração de toda a lepra, mas ele não entra na vida de ninguém sem permissão, é você que tem que convidá-Lo para morar em você, para dirigir a sua vida e lhe dar perdão, paz e salvação.


Palavra ministrada pelo Pastor Élio Carlos Zaions


e sintetizada por Ana Paula D.R.Zaions


_________________________________________________________________________________

“Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre.” Salmo 133

            O monte Hermon, localizado ao Norte de Israel, é coberto de neve, chegando a 3000 m de altura no inverno. Israel é uma terra deserta, onde não chove regularmente. Deus pôs este Monte nesse local estratégico, pois os ventos quentes batem contra ele e, assim, ele derrete, e a água vai para o Rio Jordão. O orvalho rega a terra continuamente, e o povo tem abundância de alimentos e peixes. Por isso, os judeus sempre agradecem a Deus pelo Monte Hermon.
            As águas do rio Jordão vão para dois mares: o Mar da Galiléia e o Mar Morto. Esses dois mares recebem a mesma água, porém, enquanto o Mar da Galiléia devolve toda a água que recebe o Mar Morto retém toda a água para si. O resultado disso é que no primeiro há abastança de vida, e no Mar Morto não há absolutamente nada.
            A lição que podemos aprender desta Palavra é que se retermos o que recebemos, em uma atitude egoísta, morreremos e não haverá vida ao nosso redor. Por isso, sejamos como o Mar da Galiléia: uma bênção para os todos os que o cercam.

Pr. Élio Carlos Zaions

Gaurama, 5 de setembro de 2011.



"MAS EU SOU COMO A OLIVEIRA VERDE NA CASA DE DEUS; CONFIO NA MISERICÓRDIA DE DEUS PARA SEMPRE, ETERNAMENTE." SALMOS 52.8

A oliveira é mais conhecida no Oriente, principalmente na terra de Israel. Nos tempos bíblicos, tinha uma grande importância para os hebreus, pois dela eram extraídos quatro tipos de azeite. Quando ela amadurecia, os judeus processavam o seu azeite da seguinte maneira: eles tinham quatro pedras enormes com as quais esmagavam o fruto da oliveira. A primeira pedra era a maior, e o primeiro azeite resultante desse processo era usado na casa de Deus. Isso significa que a primeira coisa na vida de uma pessoa é Deus. O melhor da nossa vida deve ser para o Senhor. A segunda pedra que esmagava a oliveira resultava em um azeite utilizado para o alimento. O resultado do esmagamento pela terceira pedra era usado na iluminação. E o último azeite era para fazer sabão, utilizado para higiene. Tudo isso tem um grande significado para nós: se espremermos qualquer fruta, tudo o que há dentro dela sairá para fora. Muitas vezes, como o fruto da oliveira, Deus nos coloca em uma prensa. Na hora somos esmagados pela prensa de Deus, aparece a verdade sobre nós. A "oliveira", ou seja, o cristão plantado na casa do Senhor confia somente em Deus. Dediquemos o melhor momento de cada um de nossos dias para Deus, nos alimentemos da Sua Palavra sempre, pois ela é Lâmpada para nossos pés e luz para nosso caminho. E assim estaremos limpos para o servirmos fielmente e levarmos a Sua Santa Palavra até os corações dos necessitados. Amém!

Pr. Élio C. Zaions






Gálatas 3.11: “...porque o justo viverá pela fé!”

         No mundo em que vivemos hoje, tudo está de cabeça pra baixo.  Estamos em um tempo em que as pessoas buscam matar a sua sede espiritual em qualquer lugar.
         Vivemos em um país de impunidade, em que se mata por nada, e nada acontece com quem assim age. Há barbaridades, injustiças, crueldades e perigos, e parece não haver nada que possamos fazer. Mas o justo viverá pela fé em Deus.
         Vivemos o fim dos tempos. Jesus em breve voltará! Temos que olhar para Jesus Cristo, pois só Ele nos guarda do perigo!  A sensação de insegurança é muito grande, mas o justo se refugia no Senhor.
Mateus 11. 28: “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”!
         Todos podem se achegar a Jesus. Os homens se encontram na condição em que estão hoje, porque esqueceram que Jesus morreu por eles e que Ele está de braços abertos para conceder paz, segurança e salvação eternas a quem a ele se achegar. O amor de Deus por nós é tão grande que Ele deu o Seu único filho para que fossemos salvos. Não podemos perder a bênção, nem procurar as respostas para o nosso vazio em fontes estranhas. A fonte certa é Jesus.

Gaurama, 18 de Agosto de 2011.

Pr. Élio Carlos Zaions